Porque usar aparelhos de musculação e não os pesos livre


Se você resolveu abandonar a silhueta roliça e quer ganhar muque a jato, siga o caminho mais seguro: aposte nos aparelhos. Ainda mais se você for iniciante, eles vão ajudá-lo a malhar com mais segurança e a obter resultados mais rápidos. Se você se sente perdido na selva de máquinas da academia, nós vamos ajudá-lo a encontrar o caminho.
Antigamente os treinos utilizavam apenas barras e halteres, levando em conta a ação da gravidade e o peso do corpo. Com a compreensão da biomecânica, surgiram aparelhos que reproduziam essas aplicações de força por meio de eixos e polias. Nos anos 70, com o surgimento das grandes academias, as máquinas até então restritas às pequenas salas de treino de halterofilistas se popularizaram. Hoje, seus nomes confundem-se com os dos exercícios executados nelas ou dos grupos musculares trabalhados: leg press, tríceps máquina etc. Das antigas placas de peso, evoluiu-se para alavancas convergentes, acionadas por sistemas hidráulicos e a ar, que eliminam trancos e facilitam a execução do exercício. As máquinas propiciam o movimento natural das articulações, com menor risco de lesões. Hoje 50% do treino é feito em aparelhos.
Nenhum momento é melhor para tirar o máximo proveito das máquinas do que o início do treinamento. Veja suas vantagens em relação aos pesos livres:
• Mais estabilidade, quando faz supino na barra, você sua a camisa não só para levantá-la mas também para não deixá-la tombar durante o exercício. Como os aparelhos trabalham em apenas um ou dois planos de movimento, são mais seguros contra desequilíbrios e lesões. Eles contribuem também para a evolução mais rápida. Simplificam o aprendizado da técnica correta do exercício e possibilitam aumentar as cargas em menos tempo.
• Mais isolamento muscular, sem exigir tanto dos músculos auxiliares para executar o movimento, os aparelhos permitem concentrar a força nos principais músculos envolvidos no exercício. Essa possibilidade se torna interessante também para fortalecer determinado músculo fraco quando há um desequilíbrio.
• Mais rapidez no treino, aparelhos evitam a chateação de montar, desmontar e guardar pesos, na máquina, basta regular a altura do banco e determinar a carga, o que traz uma enorme economia de tempo entre as séries.
• Menor risco de acidentes, de novo no supino, o que fazer quando a energia acaba quando você desce a barra na última repetição e fica com 50 quilos sobre o peito? Grita pedindo ajuda? Nos aparelhos, é mais seguro chegar próximo à exaustão, pois em caso de fadiga muscular durante o movimento dá para retomar facilmente a posição inicial (às vezes basta apenas largá-los). Pesos livres mal montados (sem a presilha de segurança, por exemplo) podem cair e, esquecidos no chão, causar tropeços e tombos.
A facilidade de execução e o maior controle do movimento, no entanto, não eliminam os riscos de lesões nesses equipamentos. Empolgar-se com carga além da conta e/ou posicionar-se de forma errada são as principais causas de problemas. Em um estudo feito com 103 praticantes de musculação de quatro academias, 61 relataram sentir dores. As lesões mais frequentes eram em ombros, joelhos e coluna. Ao usar os aparelhos, é preciso respeitar os limites do movimento e da carga e dar atenção à postura, à respiração e ao fortalecimento da coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores