- O exercício físico é benéfico para todos, desde que seja regular e correto.
- Para um bebê os exercícios começam de cedo como contração constante de abdomen, flexão de cotovelo ( para tentar se levantar) e a natação é a primeira atividade extra curricular (esporte) que ele pode praticar, para um adulto é a caminhada, a esteira, a bicicleta, futebol, voleibol, etc. Cada individuo tem o seu exercício correto e a sua intensidade ideal.
- A disciplina e a regularidade nos exercícios garantirão o sucesso e os benefícios de uma vida fisicamente ativa.
Benefícios para o Coração:
- Melhora a força de contração do músculo cardíaco, deixando-o mais eficiente.
- A atividade física regular leva a uma diminuição da Frequência cardíaca (FC) em repouso (bradicardia). A cada batimento, o coração do indivíduo ativo impulsiona mais sangue com oxigênio e nutrição para as células do corpo.
- Sempre ouvimos falar que os atletas têm um menor batimento cardíaco do que as pessoas sedentárias. Seu coração é mais eficiente, pode bater menos e executar o mesmo trabalho. Isso é um ótimo sinal que está tudo corretamente diminuindo assim a chance de um problema cardíaco.
- Após a atividade física, o indivíduo treinado retorna mais rapidamente à FC de repouso.
- Seu metabolismo é mais sensível à ação das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) - hormônios secretados pela glândula supre-renal que elevam os batimentos cardíacos.
- Com menos concentração destes hormônios, os indivíduos treinados atingem as FCs necessárias para o desenvolvimento de uma tarefa física, ao encerrar o exercício, voltam mais rapidamente à condição metabõlica de repouso.
Benefícios para as artérias:
- O exercício aeróbico regular melhora o comportamento da pressão arterial, tanto em atividade quanto em repouso.
- Com isso as artérias passam a ser mais flexiveis, facilitando a circulação do sangue.
- A atividade física utiliza gordura como fonte de energia assim ela não é acumulada em nosso corpo, (principalmente na região abdominal)
- O exercício reduz o colesterol total e aumenta o HDL , que é conhecido como o bom colesterol, e reduz o LDL colesterol ruim.
- Menos gordura é depositada nas paredes das artérias, formando menos ateromas, (Ateromas - são placas de gordura que dificultam a passagem do sangue nas artérias e terminam por ocluí-las, o excesso de gordura nas artérias podem gerar o infarto, ao ocluírem as artérias coronárias, e os derrames cerebrais, ao obstruírem as artérias do cérebro).
- O exercício, portanto, retarda a formação de placas de ateroma nas artérias, doença chamada de aterosclerose, o exercício retarda os efeitos da aterosclerose. Aterosclerose - é o processo degenerativo que ocorre na parede das artérias, quando se formam ateromas que provocam a perda de elasticidade e endurecimento delas e até ulcerações, verdadeiras feridas na luz interna do vaso.
Para os músculos e coluna:
- Os exercícios garantem a manutenção de uma boa postura, este tônus muscular garantirá a sustentação das colunas cervical, torácica e lombar.
- Fortalecem os músculos e articulações.
- Aumentam a força e a resistência muscular, os indivíduos com a musculatura tonificada têm menos chances de ter lesões no seu dia-a-dia e na prática de exercícios físicos, têm menos fraturas, têm menos flacidez no corpo, têm melhor definição muscular, têm menor incidência de osteoporose.
Na capacidade física ou funcional:
- Capacidade física é o mesmo que capacidade funcional, o mesmo que preparo físico ou condicionamento físico, aumentando o fôlego. Isto quer dizer: aumenta a capacidade física melhorando o consumo de oxigênio (VO2 máx.) pelos tecidos de todo o corpo, aumenta e torna mais eficiente o transporte de oxigênio e nutrientes aos músculos em atividade contrátil, portanto, faz com que o oxigênio seja mais bem aproveitado pelo organismo, aumentando nossa capacidade metabólica.
Efeitos psicológicos
- Os maiores benefícios do exercício ocorrem surpreendentemente na área psicológica.
- O exercício melhora a auto-estima.
- A partir do momento em que uma pessoa se conscientiza da importância e dos benefícios dos exercícios, está visivelmente querendo investir em si, em sua imagem, em sua vida futura. Com melhora na alimentação, melhora no sono, a qualidade de vida aumenta no geral.
- Quem está se exercitando regularmente não tem tempo para a depressão. Pelo fato de estar conhecendo novas experiências, pessoas a depressão se torna mais difícil de ser adquirida, e pelo aumento de hormônios responsáveis pela felicidade (endorfina).
- Quem se exercita regularmente não alimenta vícios. Para você atingir certos objetivos é restritamente importante o não uso de álcool excessivo, o o uso do cigarro, tornando assim mais fácil o exclusão do vício.
- O exercício alivia as tensões da vida profissional, utilizamos os exercícios como forma de "descarregar" as tensões do cotidiano, melhora seu desempenho no trabalho tanto o psicológico quanto o físico fazendo você realizar suas tarefas com mais facilidade.
- O exercício melhora o desempenho sexual. Você não acredita? Pergunte aos atletas. Siga essa equação sexo é exercício físico considerado intenso, se você melhora sua condição saindo do grau de sedentário para atleta de fim de semana (em número de 1 sedentário, 2 atleta de fim de semana, 3 atleta que prática atividade 3 x por semana, 4 atleta diário, 5 atleta, 6 atleta de alto nivel, faça um calculo de diminuir ex: sedentário - atleta de atividade 3x por semana = melhora sexual 1-3= 2x mais desempenho).
- Você, se exercitando, finalmente está dispondo de tempo para si. Além de estar buscando melhorar sua saúde física e mental, é mais dono do seu nariz. Parabéns!
Concluindo: com exercícios você nunca perde (desde de que bem orientados, procure um profissional credenciado pelo CREF), e a pergunta principal é porque você ainda fuma e bebe sabendo que isso não traz nenhum benefício, e ainda tem um custo alto financeiro e para a saúde, ao invés de praticar exercícios que alem de não custar nada ainda traz tantas melhoras para a sua vida?
Fonte : Coleção SESI - Desembarando o Sedentarismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário