Avaliação física e seus benefícios


Dentro de uma rotina saudável a avaliação física é indispensável pois através dela podemos analisar dados importantes para a prevenção, detecção e recuperação de algo que esteja irregular em nosso corpo. Assim como um exame de sangue que analisa fatores como colesterol, alteração na tireoide, etc. Saiba agora o que esperar de uma avaliação física.
  • Deve-se haver uma sequência de medições com base em estudos científicos, para que a comparação seja eficiente. 
  • O avaliador tem que ter total conhecimento do protocolo a ser utilizado, para que não aja diferença em relação ao protocolo escolhido.
  • Uso de equipamento com reconhecimento científico, muitos equipamento são manufaturados por empresas que não tem qualidades reconhecidas por instituições científicas, ficando assim propicio o erro na aferição (medida).
Há diversas formas de avaliação entretanto as mais comuns são, (todas com tabelas específicas de classificação) :
  • O IMC (Body Mass Index, BMI), termo proposto por KEYS e associados em 1972 (WEIGHELEY, 1989, apud FERNANDES 2003, p.99), tem sido referido também como Índice Quetelet (LEE et al., 1981), que leva o nome de seu criador, após 1800, que é considerado o pai da antropométria. O IMC é considerado o mais popular índice de estatura e peso, ou mais precisamente, da proporção do peso do corpo para altura ao quadrado; IMC (kg/m²) = PesoCorporal (kg)/ Altura² (m).
  • Segundo FERNANDES (op.cit) o IMC possui uma moderada correlação (r=0,70) com o percentual de gordura predito a partir de pesagem hidroestática (KEYS et al, 1972). O erro padrão da predição de percentual de gordura do IMC foi aproximadamente de 5-6% (POLLOCK 1995, p.88). A equação para estimar o percentual de gordura de adultos com idade inferior a 83 anos, a partir do IMC é a seguinte: GC(gordura corporal) = (1.2 x IMC) + (0.23 x Idade em anos) - (10.8 x Sexo) - 5.4 OBS: mulher 0 homem 1.
  • A RCQ (relação cintura quadril) é simplesmente calculada dividindo a circunferência da cintura (medida em cm) pela do quadril (medida em cm). 
  • Bioimpedância aferido através de eletrochoque (imperceptível pelo ser humano).
Concluindo é necessário ser avaliado por um profissional competente, credenciado e que tenha total controle dos protocolos a serem aplicados, apenas citei alguns, mais muitos outros estão disponíveis, o mais importante nesse momento é avaliar qual é mais eficaz em seu caso.

Bibliografia:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA LEONARDO DE ARRUDA DELGADO MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores